Durante a Idade Média (séculos V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais, reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção de sua residência, bens e familiares. Mas desde 1973 existe um certo castelo que contempla as mais variadas classes sociais e raças. É o estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, que tem como dono o povo cearense, e como finalidade promover os mais belos espetáculos de nosso estado. Como não lembrar das monumentais partidas entre Fortaleza x Ceará. O Castelão também recebeu a nossa seleção brasileira em algumas oportunidades. Mas o maior público registrado no estádio não foi em um evento esportivo, no dia 9 de julho de 1980, cerca de 120 mil pessoas, aproximadamente, compareceram ao estádio para acompanhar a visita do Papa João Paulo II a Fortaleza.
 |
Castelão recebeu 120 mil pessoas para a visita do Papa João Paulo II a Fortaleza |
|
Esse histórico palco cearense em 2014 receberá a Copa do Mundo, e em
um levantamento feito pela revista Veja, o Castelão foi classificado como o "único estádio cujo ritmo da execução orçamentária está adequado". No relógio, que marca a contagem regressiva para a reinauguração do estádio, faltam 10 dias. E no dia 16/12 ele será reaberto com presença inclusive da Presidente da República, Dilma Rousseff.
Clássico rei estreará o novo gramado
Apesar da festa do dia 16/12, o gramado do Castelão ainda não será utilizado. Quem vai estrear o tapete verde serão os jogadores de Ceará e Fortaleza. Ou seja, 40 anos depois da inauguração do estádio, que também teve como evento um clássico rei, onde os dois times empataram por 0x0. O jogo da reinauguração do gramado deve ocorrer em janeiro de 2013.
Clubes cearenses e seleções que jogarão a Copa das Confederações utilizaram o estádio em 2013
A programação do Castelão para 2013 já está traçada. Ele será utilizado por Ceará e Fortaleza até abril, a partir daí ele será preparado para a Copa das Confederações, um jogo já está definido para o Castelão na competição, será Brasil x México. O estádio ainda será utilizado mais duas vezes, recebendo inclusive uma das semifinais. Após a Copa das Confederações, os clubes cearenses voltarão a utiliza-lo para o Campeonato Brasileiro.
Renan Guedes e o futebol cearense: os clubes cearenses seguem se reforçando para 2013, em breve falaremos mais sobre os novos reforços e a preparação dos clubes para a Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. o Ceará anunciou seu 4° reforço e o Fortaleza seu 3°, já o Icasa passa por um desmonte. Não podemos esquecer do Ferroviário que também segue se reforçando para jogar o Campeonato Cearense. Até a próxima!