Sem dúvidas o campeonato nacional mais equilibrado do mundo é o nosso. Na Espanha o título fica entre Real e Barcelona, na Inglaterra o número é um pouco maior, mas não sai de 4 times, na Itália também, porém aqui, na terra do penta, a lista é grande, desde 2003, tivemos vários campeões diferentes, salvo exceção nas temporadas 2006-2007-2008, onde houve o tri do São Paulo.
Veja os campeões:
2003 - Cruzeiro
2004 - Santos
2005 - Corinthians
2006/07/08 - São Paulo
2009 - Flamengo
2010 - Fluminense
2011 - Corinthians
2012 - Fluminense
Agora perceba que em 10 anos tivemos 6 times campeões. Só para efeito de comparação, no espanhol, o último campeão que não fosse da dupla Real-Barça, foi o Valencia, em 03/04.
Nesta edição o equilíbrio é maior ainda, tirando o líder Cruzeiro que faz uma linda campanha de 18 vitórias em 26 jogos, o G4 ainda não tem seus donos, o Botafogo que hoje é o 4 colocado, não vence há cinco partidas, e o Grêmio que vem numa ascensão, não tem um dos melhores ataques do campeonato, só marcou 32 gols até aqui. Pegando a Portuguesa como exemplo, que está na intermediária da tabela, em 10º, com 34 pontos, está há 5 pontos da zona da degola e há 9 do Botafogo, último do G4. Pode-se dizer então que o nível do campeonato está baixo, ou seja, o equilíbrio é por baixo...
Crise corintiana
No jogo contra o Bahia, o Corinthians não ganhava há exatos 7 jogos, e não marcava um gol sequer desde 15/09. A ''crise'' chegava a pairar, mas Tite não chegou a balançar, a diretoria foi contundente, contratou dois jogadores (Rodriguinho e Diego Macedo) e o timão voltou a jogar pelo menos com vontade. Ganhou bem do Bahia e empatou com o galo fora de casa jogando bem o primeiro tempo.
Ascensão interrompida
O São Paulo conseguiu dar a volta por cima com Muricy, saiu da zona, chegou a ficar na intermediária, respirou, porém os maus resultados voltaram, perdeu para o Goiás e Grêmio e levou uma ''sapatada'' do Santos no clássico. Só agora com a vitória contra o Vitória por 3x2, tirou o time da zona e o deixou ali em 16º. Dia 13 a partida é contra o Corinthians e dependendo dos jogos do meio de semana, pode ser disputa direta entre os paulistas.
Cai o craque, cai o time
Seedorf vinha comandando bem o meio do fogão, vinha com boas vitórias, e ''conquistando terreno'' no G4, chegando até a vice-liderança, porém desde a partida contra o líder Cruzeiro em que perdeu por 3x0, nem ele, nem o Botafogo tem sido os mesmos. São 5 jogos sem vencer, 4 derrotas e 1 empate, e as atuações do camisa 10 estão sendo sofríveis.
Raposa avassaladora
Possui um ótimo elenco, os gols saem dos pés de vários jogadores, Everton Ribeiro mostrando competência no comando do meio, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira, tem tudo para conquistar o título. Não perde há incríveis 12 jogos, tem o melhor ataque com 58 gols, e a segunda melhor defesa com 21 gols levados, só perde para o Corinthians.
Carregando Tabela do Brasileirão Central Brasileirão
Tabela gerada por Central Brasileirão