O ano de 2012 começava com dúvidas no Ceará e no Fortaleza. O Fortaleza contratou Nedo Xavier, e deu carta branca ao treinador para a formação da equipe, e com muitos jogadores desconhecidos o tricolor empolgou, o time de Ciro Sena, Geraldo e companhia passou várias partidas invicto, chegou a colocar 8 pontos a frente do segundo colocado, mas ao final da fase classificatória bobeou e ficou em 2°. O Ceará recém rebaixado optou por manter a base do time da Série A de 2011 para disputar o estadual, Fernando Henrique, Daniel Marques, João Marcos e outros atletas ficaram, o clube ainda contratou o ídolo Mota. Na Copa do Brasil o Ceará foi eliminado na segunda fase pelo Paraná, o Horizonte chegou a segunda fase também, sendo eliminado pelo Palmeiras. Já o Fortaleza chegou as oitavas de final, depois de passar atropelando o Náutico na segunda fase, o time do Pici foi eliminado pelo Grêmio. Ainda no Campeonato Cearense tivemos o Ferroviário sendo rebaixado, porém, o Tubarão da Barra através do tapetão evitou o rebaixamento. Nas semifinais o Ceará passou fácil pelo Tiradentes, e o Fortaleza, também com tranquilidade, eliminou o Horizonte. No primeiro jogo da decisão do campeonato, um empate morno em 0x0. Já na segunda partida emoção não faltou, ao Ceará bastava o empate, resultado que ficou mais próximo com a expulsão do volante Esley, do Fortaleza. Mas mesmo com um a menos o Fortaleza abriu o placar, Jaílson marcou de cabeça. Já na reta final do jogo o Ceará empatou, pênalti duvidoso em Romário, Felipe Azevedo bateu e fez o gol do bicampeonato. Na outra competição estadual, a Copa Fares Lopes, o Guarani de Juazeiro levou a taça e vaga na Copa do Brasil 2013.
Na Série D, o Horizonte não conseguiu avançar, o Galo do Tabuleiro desperdiçou pontos dentro de casa e acabou eliminado na primeira fase. O Ceará na Série B também não obteve êxito, o time não conseguiu embalar, passou todo o campeonato fora do G-4 e adiou o sonho do acesso. Na Série C o Fortaleza também teve que adiar o sonho, impecável na primeira fase, o tricolor enfrentaria o Oeste no mata mata, no primeiro jogo 1x1 em Itápolis, no segundo jogo os torcedores que lotaram o PV viram uma tragédia, O Leão perdeu por 3x1 e jogou fora a maior chance de voltar à Série B. Ainda na Série C, o Guarany foi rebaixado após campanha pífia na terceirona. Com todas essas decepções, o futebol cearense foi ''salvo'' pelo Icasa. Após uma primeira fase conturbada, o verdão conseguiu na última rodada a classificação para o mata mata. Na segunda fase o time do Cariri enfrentou o Duque de Caxias, no primeiro jogo venceu por 2x1, com gol marcado no último minuto, Elanardo bateu pênalti e converteu. No segundo jogo o verdão segurou o 0x0 e festejou o acesso. O Icasa ainda chegou na final da terceirona mas foi batido pelo Oeste.
Talento cearense brilha no São Paulo
O atacante Osvaldo, cria do Fortaleza e que também se destacou no Ceará, teve o ano de 2012 como melhor da sua carreira. o atacante chegou ao São Paulo no início do ano, mas foi pouco aproveitado pelo técnico Leão. Após a chegada de Ney Franco, o cearense virou titular no tricolor paulista. Osvaldo fez 47 jogos na temporada e marcou 11 gols, foi peça importante na conquista da Copa Sul America, fazendo um belo gol na final contra o Tigre.