Colunas

Publicidade

JPG DS Futebol - 160x600

Publicidade

Mandela e o esporte.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morreu nesta quinta-feira um dos maiores líderes políticos da história. Nelson Mandela, 95 anos, foi um exemplo de humildade, perseverança e justiça. Lutou contra o apartheid(regime de segregação racial na África do Sul) e é idolatrado pelos Sul-Africanos.
E o que algumas pessoas não sabem é que o esporte foi um grande trunfo para Madiba promover a união no país. Além de uma grande paixão.
Na adolescência aprendeu a lutar boxe. Quando estava preso, a grande diversão dele e dos outros prisioneiros eram partidas de futebol.
Em 1995, um ano após Mandela assumir a presidência, a África do Sul sediou a Copa do Mundo de Rúgbi(esporte bastante tradicional no país). Esse evento proporcionou umas das maiores demonstrações de união entre o Sul-Africanos. A Seleção da África do Sul, que contava com jogadores brancos, foi campeã. Mandela vestido com o uniforme da Seleção entregou o trófeu à François Pienaar, a imagem ficou marcada como símbolo da unificação do país.
Nelson Mandela seguiu acompanhando de perto os esportes. Apoiou a candidatura Sul-Africana para receber a Copa do Mundo em 2010. Porém, não pode comparecer à cerimônia de abertura por conta da morte de uma de suas netas. Entretanto, antes da final da competição, entre Espanha x Holanda, marcou presença, quando desfilou em um carrinho ao redor do gramado do Soccer City. Essa foi a última grande aparição pública do líder Sul-Africano.

“Os esportes têm poder para mudar o mundo. Poder para unir as pessoas como poucas coisas conseguem. Fala com a juventude em uma linguagem que podem entender. O esporte pode criar esperança em lugares onde ele apenas desaparece” 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no...

Publicidade

parceiros/120x60.png

Parceiros

Image and video hosting by TinyPic

Seguidores

Publicidade

marc_2013/eletronicos/160x600.gif
 









Display Pagerank Licença Creative Commons

HTML5 Powered with CSS3 / Styling Central Blogs